6.8.17

POR QUE VOCÊ DEVERIA TER UM BULLET JOURNAL



No ano passado, la pelo mês de outubro, eu estava vagando pelo youtube e, por acaso, eu esbarrei em um vídeo sobre bullet journal no canal da Maria Lowen, não me lembro exatamente qual era o vídeo mas sei que foi assim que o conheci. Comecei a procurar entender melhor como tudo aquilo funcionava e no fim das contas, depois de entender todo o conceito, acabei me apaixonando pelo sistema. É sério, da a impressão de que ele foi feito exatamente para mim porque, na real, foi mesmo tudo feito pra mim e é isso que o torna tão incrível. Foi pensando nisso que estou aqui agora listando alguns motivos para você começar o seu Bullet Journal.


MALEABILIDADE

Eu SEMPRE quis ter uma daquelas agendas incríveis que encontramos por ai sabe? Tipo aquelas da capricho e tal, mas nunca tive porque sabia que se eu comprasse uma ela teria mais páginas em branco do que usadas essa ideia me incomodava muito por isso eu sempre deixava pra lá essa coisa de agenda e vivia assim sem nenhum tipo de organização no dia a dia. Com essa correria que é ser um vestibulando a gente acaba tendo que optar por algum método de organização, mas ainda sem cogitar a agenda, eu adotei o bullet journal onde eu posso ter a propriedade de uma agenda sem a parte chata de folhas em branco, vazias e sem graça. No bullet journal você pode ter um calendário do ano, do mês e da semana com apenas as porções que lhe irão ser uteis, por exemplo, o meu bullet journal não tem um espaço inteiro para o sábado e o domingo porque são dias que eu não vou precisar anotar muitas coisas, ao invés disso ele tem um espacinho para o fim de semana que esta ali só para algumas poucas tarefas muito importantes. 





➼ Calendário anual de 2017



➼ Calendário semanal Maio



➼ Calendário mensal de Maio



Acho que esse incomodo das paginas em branco esta muito ligado com a aparência final do nosso caderno, todo mundo quer manter a agenda bonitinha e padronizada por isso existe essa paranoia com as folhas. E mesmo assim, colocando só o que vai ser útil no bullet jornal sempre acaba sobrando aquele espaçosinho entre um mês e outro, mas isso não é problema para o bullet pois basta você fazer um desenhinho ou escrever uma frase legal ali que tudo ira ficar bem de novo.






RECORDAÇÃO

Eu não sei você mas eu sempre gosto de me lembrar das coisas boas que aconteceram no passado, isso esta muito ligado com a minha péssima memória. É serio eu nunca me lembro direito das situações passadas por isso, sempre que tenho a oportunidade eu gosto de anotar e o bullet journal é um ótimo lugar para esse tipo de coisa. Pode ser um filme que assistiu ou um livro que terminou ou aquela festinha incrível, quando quero marcar algo do tipo eu vou la no meu calendário mensal e escrevo ou faço um desenhinho e isso acaba ajudando na aparência da página mais tarde.




 Uma coisa que eu sempre gosto de fazer é escrever um breve resumo sobre o mês destacando as leituras, musicas, filmes, séries e acontecimentos favoritos daquele mês. Você pode até achar muito bobo mas é um ótimo exercício para avaliar como sua vida esta indo, ou melhor como o seu tempo esta sendo gasto. Além do fato de que, no fim do ano, você vai acabar com um diário resumindo o ano que passou <3







CRIATIVIDADE / MOTIVAÇÃO

Outro atrativo do nosso querido bullet journol é que nele a sua criatividade ganha asas. Você é o decorador do seu espaço isso significa que o seu caderno vai ser daquele jeitinho que você sempre quis e a boa notícia é que não precisa ser um ilustrador profissional com materiais profissionais para produzi-lo  que você pode inventar as maneiras mais criativas para faze-lo seja criando desenhos ou praticando um handlettering, é isso que o torna perfeito para todos os gostos. Sem falar que esse ambiente ilustrado por nós mesmos acaba se tornando tão confortável que nos estimula estar sempre por ali, ou seja nos motivando a cumprir todos os deveres estabelecidos ali, é claro que tem aqueles dias que a preguiça nos vence, mas meu bullet sempre me deu aquele gás que faltava.






PRODUTIVIDADE

Sabe aquela sensação de que o dia não rendeu, que você não fez tudo que deveria ter feito ou que o seu tempo esta sendo jogado fora? Bom nisso o bullet pode te ajudar. O tracker é o meu preferido, ele é basicamente um rastreador de hábitos você coloca nele os hábitos que quer adotar e de acordo com que esses hábito vai sendo cumpridos você vai marcando. É bom porque você consegue ver, por exemplo, o quanto de água você tomou no mês e se for pouco da pra compensar no próximo.





 A lista de leituras do ano também é uma dica boa, quem nunca prometeu ler mais livros no ano novo? -kkkk- pois é com ela da pra ver quantos e quais livros já leu e quantos ainda estão na lista. 






E por último tem os objetivos que ajudam bastante também, inclusive estão sendo muito importante para mim neste ano. Eles podem ser anuais, mensais ou semanais e te ajudam - e muito - a chegar perto daquela meta que você estabeleceu sabe? Por exemplo, na primeira pagina de um novo mês eu sempre coloco como objetivo ler 2 ou 3 livros e fazer 2 redações por que esses dois fazem parte das minhas metas de ler mais livros e passar no ENEM -kkkk-.







Enfim, espero que tenha sido útil a você. <3

14 comentários:

  1. Eu amei seu post! Super completo e com lindas imagens. Eu tmb conheci o Bullet journal por acaso e me apaixonei, mas não sou tão dedicada quanto você. Mas depois do seu post fiquei até mais animada :D

    ResponderExcluir
  2. Oi! muito obrigada linda <3 kkkkkk que bom que o post te inspirou!! Tenta começar a se dedica, é muito bom :3

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu confesso que não entendo muito sobre bullet journal, mas as fotos que vejo acho completamente lindas. Fico com vontade de fazer, só que talvez eu seja preguiçoso demais pra manter um. KKKK
    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu também adoro ver e tirar fotos do bullet ❤️ Nossa o sistema é duper fácil é como uma agenda só que feita por você ! Kkkkkk eu entendo, tem dia que a preguiça me vence também e algumas paginas saem meio ruins.

    ResponderExcluir
  5. Ameii o post, tem pouco tempo que eu conheci o bullet (uns 4 meses)e simplesmente me apaixonei, eu já tinha tentado agenda, mas não deu nada certo, até planner eu tentei que dava certo para todo mundo menos pra mim, e isso só me frustrou mais ainda. E hoje me encanta fazer coisas novas no meu buju sempre gostei de pintar e desenhar, então ele me inspira. Amei o seu todo em inglês queria eu rs. Acho lindo assim mais minimalista, mas eu ainda não achei um estilo próprio sabe kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que você gostou! Acho que essa é a magia do bullrt journal, ele é perfeito pra todo mundo. Acho que o estilo vem com o tempo e pode variar, tipo eu já estou ficando um pouco enjoado desse meu kkkkk❤️

      Excluir
  6. Amei amei o post! As imagens são lindas. Tenho uma agenda bem parecida que foi criada por mim do início até ao fim, tem o meu coração lá eheh :)
    Beijinhos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que você gostou!! Eu entendo, a gente acaba se apegando a eles né? Kkkkk isso é louco mas é verdade, principalmente quando escrevemos coisas muito pessoais❤️

      Excluir
  7. Eu aderi ao bullet em maio desse ano depois de ver tanta gente falando bem desse método. Comecei até animada, vi inúmeros vídeos de como montar um bullet bonito e tals, em julho eu acabei não fazendo, fui deixando passar e só agora em agosto que eu voltei, fiz de um jeito simples mas bonito. O que mais gostei desse método é poder começar em qualquer mês do ano, diferente de quando a gente compra uma agenda pronta. Eu super me incomodo com páginas em branco também, tentei por anos ter agendas, mas sempre fracassei. Fiquei encantada com o teu Bujo, você é tão delicada, todas as páginas enfeitadas, desenhos fofinhos. Queria ter esse dom pra desenho. Você arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro o fato de o bullet ser tão flexível, foi isso que me motivou a ter um hahah Obrigada, que bom que você gostou!! Com a pratica você vai melhorando, tenho certeza que você vai conseguir!!! Investindo nessas coisas mais simples fica bem fácil no começo 😉

      Excluir
  8. Eu uso o bullet e amo! O meu é diferente do seu mas só porque meio que misturei o método do bullet e do caderno de organização mas que me serve maravilhosamente.
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também AMO meu bujo!!! acho que no fim das contas o que importa é se esta sendo útil ou não, né? Obrigado pela visita ♥

      Excluir
  9. Seu Bujo é mesmo lindo :) eu já estou com quase tudo preparado! Comprei o meu Cícero pontado, comprei canetas legais, régua... lápis de cor... alguns elementos para decorar e organizar o meu! Também tenho assistido vários vídeos e lendo posts que ensinam a como fazer/e manter um bullet journal!

    Amo coisas que mexem com a minha criatividade, que me inspiram sabe? Sempre fui de ter agendas e diários, então eu não poderia ficar de fora dessa! Quero muito iniciar o meu!

    Beijos, seu post ficou bem completo! Aproveitei cada minuto que passei aqui!
    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! <3 Que legal, o meu caderno é esse mesmo. Quando fui começar o meu, também passei muito tempo estudando-o. Eu adoro o universo criativo, to sempre inventando por aqui. Obrigada, fico feliz em saber que gostou do post ♥♥♥ Beijo!!

      Excluir