9.11.17

RESENHA: TRILOGIA CRIANÇAS PECULIARES



Há algum tempinho eu venho lendo essa trilogia. Quando eu descobri sobre ela, já soube que precisava lê-la. 1º Falava sobre a segunda guerra mundial. 2º Aparentava ter um contexto próximo ao gênero terror (que era algo que estava procurando para ler). Esses 2 fatos bastaram para eu adquirir  coleção -hahah-. Pois bem, demorei um pouco para ler, como de costume, e acabei gostando bastante do livro como um todo. A história, as capas, as fotografias. Tudo foi perfeito incluindo o descontão que consegui quando o comprei... Acho que foi no momento certo.

Enfim, esse era oficialmente o último post das postagens coletivas de Halloween porém, ele está tão atrasado que nem vamos mais considera-lo assim -hahah-. Mas então, voltando a resenha, esses livros são ótimos para a época de Halloween. Principalmente se você não quiser algo muito forte. É legal também para quem curte fotografia. Tem umas referências bem interessantes, especialmente para quem gosta de coisas de época (tipo eu).

O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES




Jacob Portman, um garoto de 16 anos que, desde sempre, ouvia do avô histórias incríveis sobre um orfanato, em uma ilha, habitado por crianças com capacidades e poderes sobrenaturais que tinham de se esconder frequentemente dos monstros que as caçavam. Vovô Portman foi um sobrevivente da guerra, naquela que posteriormente ele mesmo iria lutar. Por isso, quando as pessoas ouviam suas histórias sobre monstros e sobre o orfanato fantasiado onde se refugiara, todos imaginavam que isso se tratava de coisas inventadas pela sua próprio mente para tentar amenizar os horrores que o mesmo presenciara na infância, quando teve de ser evacuado no período de guerra. Jake, depois de mais velho, começou a acreditar nessa hipótese também. Mas, o que ele não esperava é que, depois de encarar a morte de seu avô ele iria viver as histórias mais absurdas e improváveis das quais seu avó costumava lhe contar. Em uma época completamente diferente da sua. No fim das contas, as crianças peculiares eram reais, os monstros também e agora, com o mundo peculiar perdendo suas mais preciosas criaturas - as Ymbrines- para os vilões, Jacob Portman se vê obrigado a ajuda-los e a pagar sua divida com a Srta. Peregrine que salvara a vida de seu avô.

Devo começar dizendo que essa é a melhor trilogia de livros que já li nessa vida. No início eu imaginava que era algo que remetia terror ou algo assim mas, no fim das contas, o gênero é mais aventura apesar de, em algumas partes, o livro (em especial o primeiro) nos da aquele medinho.
É narrado em primeira pessoa sobre a perspectiva do Jacob o que deixa tudo mais dinâmico e engraçado em algumas partes.



O autor do livro, Ranson Riggs, disse em entrevistas que a história surgiu meio que acidentalmente. Ele juntou algumas fotografias antigas que tinha colecionado ao longo da vida e começou a inventar histórias para elas (algo assim), dessa maneira nasceu o primeiro livro. Acho essa ideia bastante interessante pois isso contribuiu para vários acontecimentos dando uma certa aleatoriedade aos fatos mas, ao mesmo tempo esses mesmos fatos se apresentam em perfeita harmonia com a história. Além disso tal acaso teve como resultado personagens e situações extraordinárias que, ao serem narradas ao longo da historias, compuseram o universo peculiar e toda a magia que o envolve.
O mais legal de tudo é que são todas veridícas. Algumas possuem algum tipo de manipulação mas, no geral são todas reais que foram achadas e colecionadas por algumas pessoas.





Os personagens foram muito bom desenvolvido e pensado pelo autor. Ele mesmo disse que alguns deles refletem um pedacinho de si mesmo. Além disso, as características e a personalidade de cada um é única e incrível de maneira singular. Meus personagens preferidos são o Millard, o Enoch e a Emma. São personagens inteligentes engraçados e e no caso do Enoch e Emma um pouco cabeças dura haha.

Comprei os livros em um kit da submarino pela internet e quando chegou em casa fiquei meio decepcionada. As capas eram lindas como de se esperar mas, não eram todos da mesma edição. O primeiro livro era da editora Leya enquanto os outros dois eram da Instrínsica. Isso me deixou um pouco chateada mas no fim das contas não tinham tanta diferença. No fundo, o que eu queria era ter todos combinadinhos.





Sobre a história, ela me agradou bastante. No primeiro livro principalmente, pois havia todo aquele mistério no ar sobre o avô, a ilha e outras coisas. O momento é de revelação e explicação sobre toda a história do vovô Portman, até mesmo sobre o próprio Jacob. É também quando somos apresentados aos personagens e ficamos de certa forma maravilhados com suas habilidades assim como o Jake. 



No livro Cidade dos etérios, a pegada é mais aventura. Eles saem da ilha e começam a explorar a própria fenda do tempo para tentar curar a sua Ymbrine, isto é, a protetora das crianças. Ao decorrer deste somos apresentados a novos personagens e novas fendas do tempo além de novas as aventuras fora da zona de conforto de todo mundo. É ainda onde eles começam a enfrentar os monstros (os etérios, que são os monstros de fato, e os acólitos que são os homens maus). É um livro com varias reviravoltas, novos ambientes que te permite explorar mundos alternativos e épocas distantes e muito interessantes como Londres no período de guerra.







E no ultimo livro, Biblioteca de almas, viveremos o período onde os personagens resolvem as coisas. As aventuras continuam e descobertas importantes também. Personagens novos nos são apresentados além de explicações sobre diversas outros assuntos. É onde saberemos os motivos e a maneira com as quais os vilões pretendem dominar o mundo. É um livro onde coisas extraordinárias, como já era de se esperar acontecem. Encerrando a trilogia com chave de ouro e com um final mais perfeito possível.





Bom, esse foi um post meio complicado de se fazer (parece que resenhar é um coisa que se esquece sem a pratica - hahah) contudo foi divertido faze-lo. Enfim, espero que tenha agradado. Beijo♥


21 comentários:

  1. Essa trilogia está empatada com meus livros favoritos da vida hehe. Sério, eu me encantei por tudo *-* agora quero ler os contos, mas antes disso quero ainda mais outros livros (vulgo Harry Potter haha).

    Ano passado eu havia comprado a edição de brochura da Leya, mas acabei vendendo logo em seguida quando eu soube das de capa dura sa Intrínseca e da nova tradução. Tenho a teologia completa e tudo padronizado e espero que você consiga também. Nem sabia que tinha capa dura da Leya o.O ah, eu também queria a que tem a capa do filme só por causa do ator que fez o Jacob no filme (AQUELE MENINO É MUITO LINDO!!).

    Enfim, adorei sua resenha e as fotos, como sempre <3 acho que se a gente morasse perto uma da outra íamos passar horas falando desses livros, pois eu realmente AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fiquei muito animada quando descobri que você iria começar a ler Harry Potter. Sério, tenho muito carinho pela história e por todos os personagens.
      Acho que eu vou ficar com eles assim mesmo. Sabe, depois que eu tirei as fotos e olhei vi que tava tudo nesse tom meio pastel e gostei. Quanto a capa do filme, eu não gosto, prefiro as originais porém, eu entendo MUITO BEM os seus motivos hahah.
      Pois é, eu também acho que dariamos super bem uma com a outra. seria muito legal. Obrigado por estar sempre aqui... Beijo♥

      Excluir
  2. Terminei Cidade dos Etéreos e estou me segurando pra começar Biblioteca das Almas, por que sei que vou ficar triste quando não tiver mais história pra ler. A experiência de ler essa trilogia tem sido incrível. Não só pela estética do livro e as fotos, mas por ser uma história diferente do que costumo ler, mesmo se tratando de fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, acho que todos nos sentimos assim quando terminamos um livro. É sempre bom sair um pouco da zona de conforto e se aventurar pelo que ainda ns é desconhecido. Só ai a gente descobre que gostamos de mitas outras coisas... Obrigada, e Beijo♥

      Excluir
  3. Eu assisti O Orfanato da Srta. Peregrine no cinema e fiquei super chateadinha porque não gostei muito. Achei a história muito bacana, mas que o filme não conseguiu mostrar isso bem, sabe? Por isso tenho muita vontade de ler os livros, onde é tudo muito mais aprofundado. Quero gostar ou não gostar das personagens, que foi algo que o filme não conseguiu fazer (mesmo eu amando Samuel L. Jackson e Asa Butterfiled).
    Eu acho isso de ter fotos "reais" das Crianças Peculiares SENSACIONAL! Já mostra muita boa vontade de fazer algo bacana da parte do autor, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto ter assistido o filme nos cinemas mas, não tinha lido os livros ainda. Odeio ver o filme antes do livro porque o filme nunca é tão bom quanto o livro. Em o orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares o filme e o livro são absurdamente diferentes. sério, até uns personagens foram mudados. Enfim, acho que você deveria ler os livros são mesmo muito bons. Obrigada por vir aqui♥ beijo

      Excluir
  4. Que linda essa sua edição! Eu tenho só o primeiro e naquela edição anterior, bem mais simples. Ainda não li esses livros, mas ouço muita gente falando super bem. Inclusive, já tive curiosidade sobre o filme, também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é. Também amei♥ Confesso que a beleza dessa edição foi algo que me deixou mais tentada a comprá-la hahaha.

      Quanto aos livros, eles são muito bons mesmo. Já o filme deixou um pouco a desejar.
      Enfim, obrigada por passar por aqui♥ Beijo

      Excluir
  5. Eu gostei muito do primeiro livro, mas confesso que me arrastei no segundo e até hoje não terminei o terceiro. Quanto ao filme, achei horroroso, não captou a essencia da história em quase nada, não consegui simpatizar nem gostar dos personagens na tela.

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, os livros são realmente muito extensos. Também não gostei nada do filme. Até hoje não me conformei com aquele negocio de trocar as habilidades da Olive e da Ema.
      Enfim, obrigada por passar por aqui<3 Beijo♥

      Excluir
  6. EU AMO ESSES LIVROS, eu tenho TODOS e já li TODOS e são meus favoritos! E você teve coragem de tirar a capa Meu DEUSSS :O hahahaha eu não tive essa coragem!! Hahahaha

    Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sei como se sente, eles são incríveis mesmo! Hahaha como não ter coragem? eles são muito lindos ♥ Enfim, obrigada por estar aqui e Beijo♥♥

      Excluir
  7. Deixa começar te dizendo que as fotos estão lindas e to encantada por todas elas aeiuaheihu ♥ Tô pra ler a trilogia faz um tempo, mas sabe quando você se depara com a adaptação do cinema e desanima total? Senti que eles infantilizaram absurdos o filme e isso me bateu o receio de ler e não gostar, ou ser parecido, entende? Espero conseguir me livrar desse pré-julgamento, porque acho o enredo sensacional e as edições estão lindas, tanto essa quanto a anterior, que é brochura, né? Aliás, apesar de ter essa coisa de terror, também percebo que é mais um suspense com aventura, e isso me chama atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, eu fico muito feliz em saber que você gostou ♥ Eu te entendo muito bem e é por isso que eu nunca assisto o filme antes do livro. Ele sempre é pior.Mas, fica tranquila e leia os livros, é sério, eles não tem quase nada haver (tipo, até alguns personagens foram "trocados"). É uma experiência completamente diferente e espero que você consiga vivê-la. Enfim, muito obrigada por estar aqui <3 Beijo ♥

      Excluir
  8. Amei o post, as imagens estão maravilhosas, ótima composição, amei real!!! Essa trilogia deve ser bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigada. Fico muito feliz em saber que gostou! Sim, são alguns dos meus livros preferidos do momento♥ Obrigada mais uma vez e Beijo♥

      Excluir
  9. Hahaha, pois leia então! sério, são muito bons mesmo e, se você gostou do filme vai amar muito os livros <3 Fico muito feliz em saber que gostou. Obrigada por passar aqui ♥ Beijo

    ResponderExcluir
  10. oiê!

    meu Deus! os livros parecem ser ótimos! bateu até um arrependimento por não dar moral a eles na Americanas. nas lojas físicas daqui, eles vivem em destaque e eu não sabia o motivo... agora eu tenho uma noção. hahahha.

    apesar de não curtir muito horror, acho que leria super essa trilogia. um dos motivos é a 2º guerra mundial. sou fascinado por histórias que se passam nessa época, tanto é que "O diário de Anne Frank" é um dos meus livros favoritos. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Pois é, são muito bons mesmo.ainda não li o diário de Anne Frank mas, sério está na minha lista a muito tempo hahaha. Nunca soube definir direito o que tanto me atraia na 2ª guerra mundial mas, você acabou de colocar isso em palavras: são as histórias que se passavam na época! Obrigada por estar aqui... Beijo♥

      Excluir
  11. Oie, tudo bem? Desde que vi esse livro pela primeira vez na livraria já me deu um frio na barriga. Confesso que sou uma daquelas que pensava que a história era de terror ainda mais depois de folhear e ver algumas fotos. No início são um pouco assustadoras mas depois que conhecemos a história compreendemos. Amei sua resenha e as fotos ficaram incríveis. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois é. Acho que estamos acostumados em julgar o livro antes de conhecer não é mesmo? Eu também tinha um pouco de medo daquelas fotos no inicio mas depois acho que acabei gostando hahah...

      Enfim, obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou! Beijo♥

      Excluir