24.8.17

SOU UMA LADRA DE CONSTELAÇÕES


Certo dia eu estava voltando de um sítio com a minha família e comecei a observar o céu. Era algo que eu já estava com vontade de fazer havia um bom tempo, mas é que eu não via nada de especial em fazer isso, diferente de algumas pessoas ao meu redor, e então eu ficava tentando imaginar qual era a magia  em olhar para as estrelas.
Com a cabeça toda para fora do carro eu via muitas delas, as vezes via apenas uma grande borrão branco e pensava nossa sera que é a via láctea? hahah ok mas esse não é o ponto. Acontece que nesse dia eu vi um conjunto de estrelas que me lembrou uma pipa. Eram 4 estrelas arranjadas no céu em forma de losango e na ponta de uma delas 2 estrelas se ajuntavam, formava uma pipa com todos os elementos.
Em outro dia, aqui na varanda de casa, eu me coloquei a observar o céu novamente e para  a minha surpresa ela estava la, a pipa, eu não pude acreditar. Desde quando era criança eu tinha esse sonho em ver as constelações mas pra mim essa possibilidade estava muito distante porque na minha cabeça isso só seria possível com um telescópio ou qualquer outro instrumento super caro e tecnológico o qual eu não tenho acesso, acho que é por isso que eu nunca fui daquelas que sempre gostou de observar as estrelas, pensava que não dava pra admira-las com meus pobres dois olhos míopes.
Quando eu a vi de novo, a pipa, eu logo pensei que aquela era a minha primeira constelçao e comecei a pesquisar sobre ela. Descobri que era sim possível ver constelações a olho nu e que existem uma porção delas cada uma com a sua própria história e significado. Algumas fazem parte do zoadiaco e que são imensas e outras que são simplesmente usada para a orientação e são bem pequenas como a minha pipa, ou melhor o cruzeiro do sul como ela é oficialmente conheida hahah.
 Desde o dia em que eu o conheci,  estou sempre a procura de novas constelações e suas histórias. Ao longo dos meses fui encontrando algumas outras e me elvonvendo com elas seja pela história, um contexto diferente, nome ou pelo formato.


 O CRUZEIRO DO SUL


É uma das constelações mais visíveis do hemisfério sul. É equivalente a ursa maior do nossos vizinhos do norte, ela foi inclusive muito importante para os colonizadores se orientar quando chegaram a esse novo mundo. Ela é a menor das 88 constelações é pode ser vista o ano todo, é claro se você estiver no hemisfério sul. Aposto que, se você estiver lendo isso a noite e sair para fora de casa e olhar para o céu na direção sul você provavelmente ira encontra-la. É louco pensar que aqueles pontos brilhantes la no céu hoje foram observados por toda a humanidade antes de nós e continuam lá pra todos que ainda se dão o trabalho de por elas fascinarem-se.

ÓRION



O que eu mais gosto sobre esse conjunto de estrelas é a sua história. De acordo com a mitologia grega, Órion era um guerreiro gigante e muito forte que vivia entre os deuses. Um dia ele topou com um escorpião que era imune a todos os golpes do rapaz dessa maneira a força do guerreiro não foi suficiente para tira-lo daquela enrascada. O escorpião aplicou-lhe uma ferroada e ele morreu. Mais tarde Zeus, o chefe dos deuses, encontrou o rapaz já morto e para eterniza-lo colocou-o no céu em formato de estrelas. Colocou também o seu assassino porém estes foram posicionados de maneira que nunca se encontrassem no mesmo lugar. Eu sou apaixonada por mitologia grega culpo Percy Jackson por isso e ficar sabendo dessa história e poder observar o mesmo pedacinho de céu que os gregos se inspiraram para cria-la não tem preço.

LEÃO



 Esta não poderia faltar porque além de ser a mais bonitas de todas as constelações do zodíaco é a mesma que representa o meu signo. Segundo a mitologia grega, ela representa o Leão de Neméia que foi um dos monstros míticos mortos por Hércules nas suas doze tarefas. Acho que esta é a constelação que mais tem haver com o nome - se você parar para analisar as estrelas lembram a figura de um leão - e por isso ela é a minha preferida. Nunca consegui vê-la,  por enquanto,  talvez porque o meu ponto de observação é ruim ou porque ela fica visível aqui no Brasil por pouco tempo. Mas por ora eu me contento em sair desenhando-a e admirando por ai hahah.

Enfim, naquele dia eu encontrei a magia, não sei defina-la muito bem aqui, mas eu a tenho comigo. Passei a gostar tanto das constelações que não aguentei e as roubei do céu para tê-las só para mim na parede do quarto. Foi uma ótima escolha!★


PS: Se vocês por acaso quiserem começar a observar o céu e descobrir o mundo que se suspende sobe nossas cabeças eu tenho algo que pode ajudar. Para encontrar essas constelações e muitas outras no céu é só baixar esse aplicativo que se chama "Sky Map". É muito fácil.
Espero ter agradado <3

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu simplesmente amei o seu post. O céu para mim é uma das riquezas mais lindas dentre a natureza. É especial, e eu o amo muito. Inclusive, as estrelas. Eu costumava me perguntar o contrário: Por que eu tanto as admiro? Pois é! Não posso me deparar com um céu escuro e estrelas esparramadas, basta um olhar pro alto e é capaz de que eu fique hipnotizada eternamente. Fico feliz de poder encontrar alguém que sinta o mesmo que eu.. ou ao menos, se importa ou vê como eu também vejo essa peculiaridade. Continue a escrever, sobre tudo, sobre elas.

    Um cheiro!
    Raelogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, muito obrigada!!Eu também fico feliz em saber isso. É bem difícil de acreditar mas existem ainda aqueles que a ignoram totalmente e eu acho isso tão errado :( Enfim obrigada <3 Beijos

      Excluir