5.9.17

O GUIA DESCONTRAIDO DO BULLET JOURNAL PARTE 1



Se você pertence a espécie homo sapiens, precisa dividir seu tempo em mais de uma área da sua vida (tipo escola e trabalho)  e ainda tem sonhos e objetivos para realizar acho que caiu de paraquedas no post certo, porque aqui você vai aprender de um jeito simples e fácil como se organizar melhor e como bônus, no fim das contas ainda acabar com um caderno de recordações do ano em questão! Então, são apenas alguns passos a seguir para criar o seu próprio Bullet Journal:



1- Sumário + Key





Bom, se você se considera uma pessoa totalmente perdida que nunca se lembra onde anotou aquele item importante (como o login do facebook ou aquela lista de tarefas de longo prazo) acho que o súmario pode ser muito útil na sua vida. Nele você vai listar todas as páginas do seu Bullet jornal de maneira que possa acha-las facilmente mais tarde.




Como fazer o súmario:

1º  passo: enumere todas as paginas do seu bullet jornal e use-as normalmente.
2º passo: Em uma pagina vazia, de referencia no inicio do caderno, escreva o numero da pagina e o conteúdo contido nela. (ex: pagina 01 - Calendário anual.)
3º passo: Olhar e perceber que após o 1º e 2º passos sua pagina sumario foi concluída com sucesso.




Quanto ao Key (Key = Conjunto de códigos que irá classificar o tipo de tarefa e o status da mesma -se já foi feita ou não-), não vejo muita necessidade em tê-lo no meu bujo (Bujo = Abreviação de Bullet Journal - só para os mais íntimos ;) -) depois de um tempo, no meu caso nunca, você nem vai mais consulta-lo e vai acabar trocando de esquema sempre.




Como fazer um key:

1º passo: escolher algum símbolo (quadrdo, bolinha)
2º passo: relacionar cada símbolo a um tipo de tarefa (quadrado = evento, bolinha = tarefa)


2 - Calendário Anual




O calendário anual é perfeito para os esquecedores de aniversário de plantão porque ele te possibilita anotar todos os aniversários importantes do ano (ou compromissos marcados com MUITA antecedência) e assim eles ficam registrados e impossíveis de se esquecer. Ter um calendário anual é bastante interessante já que ele te proporciona uma visão mais ampla de tarefas que precisam ser lembradas ao longo do ano.



Por exemplo: Você tem o retorno no seu oftalmologista marcado para daqui a 4  meses e não pode esquecer de jeito nenhum, é só anotar no calendário anual e quando este mês em especifico chegar, no momento em que for planejar o calendário do mês é só consultar o anual, anotar e BUMM, você não vai esquecer!!!


3 - Calendário Mensal




O calendário mensal, na minha opinião, é o mais importante. Com ele eu consigo programar o meu mês de maneira que  cumpro tudo o que precisa ser feito. Basicamente existem 2 maneiras de faze-lo:


A primeira é assim, em forma de lista. Particularmente não é a minha favorita porque acabamos ficando com uma linhazinha para cada dia e pra mim é muito pouco. Porém acabo usando de vez em quando somente para organizar os estudos (coloco o nome do conteúdo que estou estudando).




A segunda é a que mais uso pois além de ter espaço para mais compromissos podemos preenche-la com algum desenhozinho que remeta alguma lembrança agradável do mesmo dia.

4 - Calendário semanal



Eis aqui o principal responsável por me manter focada nas minha tarefas importantes e na otimização do meu tempo. Antes de utilizar esse tipo de calendário eu simplesmente passava a semana fazendo vários nada e acabava acumulando, no fim das contas, um monte de tarefas que já deveriam ter sido feitas. Por isso o calendário semanal é o meu preferido de todos.






Como fazer um calendário semanal:

1º passo: Separe um espaço para cada dia da semana.
2º passo: escreva o dia e o numero (ex: segunda feira 02)
3º passo anote seu compromisso e vá cumpri-lo.


5 - Faça To-Do lists




To-do list é o que me permite reunir todos meus afazeres em uma única lista. Dessa maneira consigo me centralizar e assim usar melhor meu tempo. Com as To-Do lists semanais prontas eu consigo distribuir as tarefas pelos dias da semana e nunca fico sobrecarregada.


6 - Estabeleça Metas




Confesso que este comecei a pouco tempo mas tem sido muito útil. Vale lembrar que é estabelecendo metas que conseguimos alcançar nossos sonhos e objetivos, e como meu objetivo deste ano é aumentar meu desempenho na prova de redação um dos meus objetivos da semana é escrever 1 redação. Assim a gente consegue focar mais no que é importante (no meu caso a redação).

Como fazer uma lista de goals (isso vale para a to-do list também)

1º Passo: Escreva no topo da folha Goals ou Objetivos (ou to-do list)
2º Passo: Depois escreva quais são eles, ora bolas! :p




12 comentários:

  1. Muito legaaal. Amo muito coisas de papelaria, agendas, plenner e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio??? Eu também e esse é um dos motivos para eu ter começado o Buju, para estar constantemente envolvida com esses objetos... hahaha
      Obrigada e beijo <3

      Excluir
  2. Oi..
    Posso dizer que esse post foi muito explicativo e útil, porque vejo muitos blogs que postam sobre o Bullet, mas com uma linguagem para quem já entende, e sempre me senti meio perdida rs.
    Agora me deu até vontade de ter um, esse ano adotei um planner tradicional, e estou aprendendo a usa-lo no meu dia a dia.
    Preciso dizer que amei suas fotos ♥.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, serio? No inicio ficou com um pouco de receio de escrever esse post exatamente por causa da linguagem ser um tanto "diferente" mas esse era o ponto quebrar um pouco o padrão. Fico muito feliz que tenha agradado <3 Eu acho o máximo quem usa planner mas acho que minha praia mesmo é o Bullet jornal mesmo hahah. Muito Obrigada e Beijo <3

      Excluir
  3. Eu amo ler posts sobre bullet journals e o seu não foi diferente, aliás, ficou entre os meus preferidos! Pelo pouco que você mostrou, o seu bullet deve ser a coisa mais graciosa. E a sua letra é lindinha demais, fiquei apaixonada ♡
    Achei tudo muito inspirador, Geovana :)

    ☘ Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada! Fico super feliz que tenha gostado!!! Eu gosto de me dedicar no meu bullet, me acalma hahaha. Obrigada mais uma vez e quero dizer que adoro o seu blog <3 Não comento muito porque serio eu SEMPRE esqueço mas vou aparecer por lá. Beijo ♥

      Excluir
  4. Miga, que post incrível! Eu morro de vontade de ter um Bujo e agora então? Quero comprar um cadrninho AGORA, hahaha!
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah... Obrigada, fico feliz em saber isso! o jeito mesmo é por a mão na massa hahaha. Beijo <3

      Excluir
  5. Muito interessante essa idéia eu não fazia idéia do que era Bullet Jornal quando vim aqui e adorei...simplesmente é muito inspirador e prático...adorei os calendários bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que bom que você gostou!! muito obrigada!!! beijo ♥

      Excluir
  6. Eu amo o BuJo mas sou tão metódica e preocupada e gosto de tudo tão bonitinho que acaba que gasto mais tempo desenhando o Bujo que fazendo minhas atividades, e aí acaba que ele não é tão prático pra mim. Eu fiz um planner pro blog no estilo dele, mas ele é mais estático, não tem tanta necessidade "semanal" e etc.
    Adorei como você explicou, ficou bem simples pra quem não conhece entender!

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, ai fica complicado né? No inicio eu também era assim no começo mas depois de algns altos e baixos eu me adapitei melhor. Muito obrigada e Beijooo ♥

      Excluir