20.1.18

RESENHA: A GAROTA QUE EU QUERO - MAKUS SUZAK




Em Março do ano passado, eu estava na biblioteca procurando algo para ler. Tomei coragem e escolhi A menina que roubava livros. Eu já queria lê-lo à muito tempo, porém nunca tive ânimo pois todo mundo dizia que era muito triste, tipo o irmão dela morria e tudo mais. Mas, o meu fascínio pela 2 guerra mundial foi maior que o medo e eu li. Foi uma das melhores leituras que eu já havia feito sem dúvida alguma. A história era incrível, mas o que mais gostei de tudo foi a maneira que o autor escrevia. Era diferente de tudo que eu já tive contato, só pra você ter uma ideia, a narradora oficial da história é a Morte.

Pois bem, terminei o livro com a certeza de que queria ler mais daquele autor (Markus Zusak), porém depois, eu nunca mais busquei nada sobre ele. Simplesmente me envolvi com outras leituras e esqueci de procurar. Foi então que, no meu aniversário, em Agosto, minha amiga, que não sabia de nada disso, me deu um livro desse mesmo autor. Chama-se A garota que eu quero. Fiquei muito feliz, ela nem sabia que eu já queria!!



A garota que eu quero é o último livro de uma trilogia (só fiquei sabendo depois que li). Os livros anteriores a esse também foram lançados no Brasil pela editora  Bertrand e o último foi publicado pela Intrínsica. Acho que por isso muita gente toma contato com o último livro achando que se trata de um volume único como foi o meu caso. De modo geral, consegui entender a história, mas mesmo assim, saber sobre esses livros antigos foi necessário para ter uma conclusão fechada sobre todo o enredo.

A história gira em torno de Cameron Wolf, um garoto tímido, quieto e solitário que busca, quem sabe um dia, amar alguém e ser correspondido. Já seu irmão mais velho Rube é bem diferente dele. Rube é um daqueles caras que cada semana está com uma nova namorada, bastava um sorriso e ele conseguia qualquer uma que quisesse. E é ai que entra a Octávia, atual namorada de Rube. Ela era diferente pois, ao contrário  de todas as outras, Cameron gostava dela.  É a única de todas que Rube já namorou que o tratava bem, como se ele não fosse o perdedor que todo mundo enxergava.





Pois bem, solitário como era, Cam gostava de ficar andando pelas ruas da sua cidade até chegar a casa de Staphanie, um amor não correspondido. Uma vez em frente a sua casa, ele ficava lá observando e esperando. Esperando que talvez ela olhasse, saísse e fosse encontrá-lo do lado de fora, mas ela nunca o fez. Então, um dia após seu término com Rube, Octávia foi atrás de Cam e pediu para que ele a esperasse por ela ,em sua casa.  Ele ficou meio atordoado no momento, mas então ele entendeu e ai os dois começaram a ficar juntos.

Apesar de tudo isso, Rube não se chateia com Cam. Na verdade ambos possuem uma relação muito boa. São aquele tipo de irmãos que estão sempre juntos se apoiando e tudo mais. Todos os dias eles saem com o cachorro do vizinho para passear. Aos sábados, vão ajudar o pai encanador no trabalho. E, quando Rube foi chamado para brigar na rua com um cara que implicava com ele por causa da nova namorada, Cam estava la para ajudá-lo.



“EU NUNCA A VIRA SORRIR DAQUELE JEITO QUANDO ESTAVA COM O RUBE, E TORCI PARA SER UM SORRISO QUE ELA NUNCA TIVESSE DADO A NENHUM OUTRO SER VIVO.”





De início quando lemos a sinopse do livro, imaginamos que se trata de um romance. Sobre Cameron finalmente encontrando seu amor porém, o livro não se trata apenas disso. Quando eu o terminei achei meio sem sentido. Já no começo do livro, Cameron e Octávia estão juntos e ai você espera por algo extraordinário para acontecer, mas ai nada acontece.

Pesquisando um pouco sobre o livro antes de escrever essa resenha eu descobri sobre os anteriores a ele e descobri também que esses abordam o relacionamento dos dois irmãos. Só então entendi. O livro fala sobre a amizade dos entre Rube e Cam. Quando olhamos por esse ângulo tudo faz sentido. ambos são realmente muito amigos. Eles estão ali um para o outro. Um pelo outro.




Rube e Cam, apesar de não terem muito em comum são muito ligados. Estão sempre juntos conversando e se entendendo. É algo muito agradável de se presenciar. A maneira como um ampara o outro. Como um admira o outro.

Além disso, um dos pontos que mais me chamam a atenção nos livros do autor como eu já disse é a narrativa. Mais uma vez, Markus Zusak consegue colocar ordem nas palavras de maneira extraordinário. Entre um capítulo e outro existem fragmentos de poemas que o próprio Cameron escreve. Nunca fui boa com poemas e isso foi um ponto desagradável para mim, só pra mim, mas não foi um grande empecilho. Eu nunca consigo entender, mas acredito que muita gente vai gostar. Fora isso, a leitura flui maravilhosamente bem de maneira rápida e gostosa.







No momento em que fechei esse livro eu não fiquei muito satisfeita com a história. Parecia faltar algo. Mas agora tudo faz sentido e consigo enxergar como tudo foi incrível...

Enfim, obrigada por chegar até aqui♥




ALL THE LOVE ♥

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aaaa que legal! Parece ser um livro ótimo, com certeza eu leria! A menina que roubava livros é um dos meus preferidos, também amo livros sobre a temática da guerra :)
    Muito boa sua resenha, parabéns!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Pois é! Eu gosto muito!
      Obrigada pela visita e fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijo ❤️

      Excluir
  5. Antes de mais nada, vamos enaltecer mais uma vez as suas fotos, e essa iluminação e edição maravilhosa *-*

    Nunca consegui ler nenhum livro do Markus Zusak. Até d A Menina que Roubava Livros para ler, amas acabei vendo o filme sem querer antes disso, e minha leitura foi pro buraco hehe. De todo jeito, eu quero poder ler alguma obra do autor um dia, pois você não é a primeira que diz ser livros com narrativas excepcionais.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnnn Obrigada Lu! Pra mim é muito gostoso fazer todas essas fotos!

      Algum tempo antes de eu pegar o livro, a minha professora de geografia passou o filme na nossa sala. A minha sorte é que ele travou e não quis rodar mais kkkkkk Foi nesse momento que minha curiosidade sobre ele aumentou mais ainda!

      Enfim, adoro te ver por aqui! Beijo❤️

      Excluir
  6. Apesar de ser um autor conhecido, Markus Zusak nunca me atraiu muito. Ele parece ter uma narrativa lenta e acho que é isso que me afasta. Mas achei o livro interessante por mostrar a amizade, que acho que é um sentimento maravilhoso. Suas fotos também estão incríveis! *-*

    https://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hurrum! Acho que cada um de nós tem um estilo de autor diferente né? Pois é! Fico muito feliz que tenha gostado das fotografias! Obrigada pela visita e Beijo❤️

      Excluir
  7. Já li 'A Menina que Roubava Livros' e gostei muito da escrita do Markus Zusak. O enredo triste não devia chamar mais atenção que a narrativa criativa, e os personagens cativantes.
    Sobre a sua resenha, gostei do fato da história focar na relação entre os irmãos e não num triângulo amoroso. É bem diferente do que se vê por aí. E estou bastante curiosa com os poemas do Cam :) Obrigada pela recomendação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Acho que isso do enredo muito injusto também! Também gostei muito do livro por que foge bastante dos clichês kkkkkk

      Obrigada pela visão, Beijo ❤️

      Excluir
  8. Não conhecia o livro e nunca li nada do autor. Adorei sua resenha e já está na minha lista de próximas leituras. Amei as fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que tenha gostado! Obrigada pela visita e Beijo❤️

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Oie!
    Eu já li A Menina que Roubava Livros e olha, tive a mesma sensação que você. Escrita que prende a atenção e a narrativa da Morte é simplesmente fantástica. Tem uns bons anos que li e ainda tenho a sensação de ter sido uma leitura muito boa.
    Tenho a sensação de que já li a respeito desse livro do Suzak, exatamente pela mudança de Editora, acho que a pessoa também leu, sem saber que existiam dois livros anteriores.
    Eu acredito que a história possa ser melhor apreciada quando lida por inteiro e fiquei curiosa quanto à parte de que 'nada acontece' ehehe Alguns autores têm o dom de contar o nada de uma forma tão boa que nos prende e cativa da mesma maneira.
    Ah e amei demais duas fotos, super minimalistas e intimistas, lindas demais da conta! Fui te procurar lá no ig e vi que você já até me seguia!!! <3 Amei seu fedd e seu blog! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Rê! Pois é, amei tanto A menina que roubava livros que ele entrou para a minha lista de preferidos da vida hahah.

      Sobre esse negócio de contar o nada de uma maneira incrível, ébem o que acontece com o Markus. Ele conta tudo de um jeito tão legal que vc nem se importa muito se o acontecimento é extraordinário!

      Haaaaa! Muito obrigada! Fico muito feliz quando alguém diz que gosta das minhas fotos! Eu me empenho e realmente gosto de faze-las!
      Enfim, obrigada pela visão e Beijo ❤️❤️

      Excluir
  11. Oi Geovana, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que é muito bom quando alguém lê os nossos pensamentos e nos dá de presente algo que queremos tanto. Ganhar livros é tudo de bom. Com relação a história realmente alguns autores deixam esse "vazio" no final, talvez seja para os leitores usarem a criatividade ou mesmo questionarem se a história poderia ter sido diferente. Quando assisti o filme O maravilhoso agora também me senti "mas é só isso"? São histórias que sempre abrem espaço para discussão. O que é bom pra nós leitores. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Erika! haha pois é! Tem gente que já sabe que, presentear um leitor com livros não da erro!

      Pois então, agora estou começando a lidar com esses finais "ruins" de maneira diferente e acho que isso é uma coisa boa.

      Enfim, beijos e obrigada pela visita ♥

      Excluir
  12. Acredita que eu fiquei sabendo da existência desse livro por esse post e agora quero ler o livro? Hahahaha! Acho que foi o mesmo que aconteceu comigo. Me apaixonei pela escrita do ator, quis ler mais obras do mesmo, mas ao mesmo tempo acabei esquecendo de procurar. Mas que bom que li essa resenha aqui, vou tentar achar em alguma biblioteca!! Mal vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter despertado essa vontade em você!♥ Espero que você encontre algum livro do autor...

      Beijos e obrigada pela visita!♥

      Excluir
  13. Li A menina que roubava livros e simplesmente amei, esse livro do mesmo autor parece ótimo, com certeza vai entrar para minha lista de leituras futuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro com certeza!! espero que você goste.

      eijos e obrigada pela visita ♥

      Excluir
  14. Eu li "A menina que roubava livros" mais nova e sinto que na época não aproveitei toda a grandiosidade da obra, mesmo que já tenha amado a experiência de leitura. Tenho vontade de reler, além de conhecer outras obras do Zusak. É uma pena que sua leitura tenha sido um pouco afetada pela bagunça que as editoras fazem as vezes, mas é bom saber que o livro vale a pena!
    P.S.: suas fotos são simplesmente maravilhosas!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que a sua leitura sobre A menina que roubava livros não tenha sido totalmente aproveitada. Vale muito pena conhecer a histórias assim como as outras obras do autor! Fico muito feliz em saber que tenha gostado das fotos ♥

      Obrigada pela visita! Beijo ♥

      Excluir
  15. Faz tempo que esse livro está na minha lista, tanto tempo que eu já tinha esquecido. Amei muito a sua resenha e fotos, foi um estímulo pra que eu finalmente faça essa leitura. Ótimo post!


    Sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu post te incentivou a lê-lo e também em saber que tenha gostado das fotos!
      Muito obrigada pela visita! Beijo ♥

      Excluir
  16. Eu também adorei a leitura de A Menina que Roubava livros. Foi um livro que peguei muito carinho, pela história que é super tocante com a ilustre presença da Dona morte e também porque foi o primeiro presente que ganhei do meu namorado <3 Desde então já se passaram muitos anos e esse livro ainda tem um lugar especial na minha estante! Nunca li mais nada do autor e pra falar a verdade, nunca tinha procurado porque acabei esquecendo, mas achei interessante essa história, talvez busque mais informações sobre essa trilogia! Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  17. Estou passando rapidinho pra te fazer um convite. Olha este evento para reunir, movimentar e premiar blogs : http://www.bembela.com/2018/06/maratona-beda-interblogs-2018-inscricoes-para.html . Será um prazer contar com sua participação nesta!

    ResponderExcluir